Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Confiança de empresários da construção em máximos de 17 anos

A confiança dos empresários do setor da construção atingiu, em setembro, máximos de 17 anos, revelou a Federação Portuguesa da Indústria de Construção e Obras Públicas (Fepicop), citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Confiança de empresários da construção em máximos de 17 anos
Notícias ao Minuto

15:12 - 05/11/19 por Lusa

Economia Construção

"As opiniões recolhidas pelo INE através dos inquéritos mensais à atividade mostram que as opiniões dos empresários da construção atingiram, em setembro, máximos de 17 anos, quer no que diz respeito ao indicador de confiança, quer quanto à apreciação sobre a atividade das empresas ou sobre as perspetivas de evolução do emprego e dos preços a praticar no futuro próximo", indicou a Fepicop, numa análise de conjuntura de outubro.

A organização, que junta as associações representativas do setor, relacionou a evolução do indicador de confiança com o estado do mercado, tendo em conta inquéritos do INE nos últimos anos.

"Desde o início deste século, o ano mais desfavorável em termos de apreciação qualitativa foi o ano de 2012, precisamente o pico de evolução mais negativa do setor verificado desde o ano 2000", realçou a entidade, na mesma nota.

Desde então, tem-se registado "uma recuperação das avaliações dos empresários", quer acerca do nível de produção, como também das perspetivas de evolução futura, empregos e preços. Esta mudança acompanha uma melhoria objetiva que se verifica na área da construção, garante a Fepicop.

"Das opiniões já recolhidas em 2019 e que são as menos desfavoráveis de toda a série iniciada em 2002, resulta um sentimento positivo dos empresários quanto à evolução do setor ao longo do ano, reforçando desse modo a confiança na atual previsão avançada pela Fepicop e que aponta para uma evolução de +4,0% para a produção global" na construção este ano, de acordo com a mesma nota de imprensa.

O valor total dos concursos públicos de empreitadas promovidos atingiu 3.223 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, mais 86% do que o verificado no período homólogo de 2018.

Segundo dados da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) divulgados a 22 de outubro, este crescimento deve-se, em grande medida, ao incremento verificado nos concursos de valor superior a 25 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório