Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Microsoft definiu fins de semana de 3 dias e a produtividade subiu 40%

A multinacional de origem norte-americana colocou em curso um Projeto de Reforma do Trabalho e os resultados já são conhecidos.

Microsoft definiu fins de semana de 3 dias e a produtividade subiu 40%
Notícias ao Minuto

09:13 - 04/11/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

E se os fins de semana passassem a ter três dias ao invés de apenas dois? Esta foi uma realidade para alguns trabalhadores no Japão - durante um mês - pois o escritório da Microsoft naquele país nipónico revolucionou a forma de trabalhar dos seus funcionários.

De acordo com o Daily Mail, a multinacional fez o teste durante um mês ao longo do qual os trabalhadores tinham sempre a sexta-feira de folga.

O resultado? A produtividade aumentou em 39,9%, a empresa poupou 23,1% em eletricidade e os funcionários tiraram menos 25,4% de dias de férias num mês.

O aumento da produtividade, explica a mesma fonte, deve-se ao facto de as reuniões semanais terem passado a ser mais curtas, eliminadas ou feitas através de videoconferências, pois com apenas quatro dias de trabalho semanal foi necessário reorganizar o sistema de trabalho.

No final do mês, 92,1% dos 2.300 funcionários que participaram na experiência mostraram-se satisfeitos com o modelo de quatro dias de trabalho por semana.

Dado o sucesso obtido este ano, a Microsoft Japão está já a ponderar implementar o mesmo sistema no próximo ano também durante um mês e, quem sabe, outras vezes ao longo do ano.

“A Microsoft é diferente das empresas ditas normais, por isso não creio que isto possa resultar em todas as companhias”, disse um comentador citado pelo Daily Mail.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório