Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Moody's: Aumento de capital do BAD fortalece perfil de crédito do banco

O analista da Moody's que segue o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) considerou hoje à Lusa que o aumento de capital da instituição mostra o apoio dos acionistas, o que fortalece ainda mais o seu perfil de crédito.

Moody's: Aumento de capital do BAD fortalece perfil de crédito do banco
Notícias ao Minuto

10:12 - 02/11/19 por Lusa

Economia Banco Africano de Desenvolvimento

"A aprovação de um aumento de capital de 125% pelo conselho de governadores vai fortalecer o apoio contratual e demonstra a vontade dos acionistas em apoiar o BAD", disse David Rogovic à Lusa, comentando o aumento de capital do BAD de 93 mil milhões de dólares (83,3 mil milhões de euros) para 208 mil milhões de dólares (186,3 mil milhões de euros).

O aumento de capital foi decidido na quinta-feira, em Abidjan, Costa do Marfim, a sede do banco, numa reunião extraordinária de governadores do BAD.

O vice-presidente da Moody's e analista sénior no departamento de risco soberano explicou ainda que o aumento de capital do BAD é muito positivo para o perfil de crédito.

Rogovic disse que o aumento de capital "vai permitir ao BAD continuar a expandir os empréstimos focados nas cinco prioridades, ao mesmo tempo que mantém a adequada robustez de capital que sustenta o perfil de crédito", que a Moody's coloca no nível mais alto, o triplo A.

"O apoio muito forte dos acionistas melhora ainda mais o perfil de crédito, para além da sua intrínseca força financeira", concluiu o analista, contactado pela Lusa em Londres.

O capital autorizado aumenta em 115 mil milhões de dólares (103 mil milhões de euros), dos quais 6,9% serão pagos em dinheiro pelos acionistas durante o período de 10 anos, e os restantes 108 mil milhões de dólares (96,7 mil milhões de euros) terão a forma de capital disponível se o banco o pedir aos acionistas.

Até final do ano, os acionistas serão ainda chamados a decidir sobre o 'reabastecimento' do montante de capital do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), que pode manter-se, ou aumentar 5%, 7,5% ou 10%, e cobre geralmente um período de três anos, cujo atual termina em 2020, e que teve um envelope financeiro de 7 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório