Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Banco central da Argentina estabelece restrições à compra de dólares

O Banco Central da Argentina estabeleceu na quinta-feira novas restrições para limitar o acesso a dólares, incluindo a impossibilidade de retirar mais de 50 dólares por operação no exterior.

Banco central da Argentina estabelece restrições à compra de dólares
Notícias ao Minuto

06:09 - 01/11/19 por Lusa

Economia Moeda

As regras do banco central ocorrem quatro dias depois de se terem intensificado os controlos cambiais, após as eleições presidenciais de domingo, que deram a vitória a Alberto Fernández.

Os argentinos, que até sexta-feira passada podiam adquirir até 10.000 dólares por mês, agora só podem comprar por via eletrónica 200 dólares e 100 em dinheiro.

Uma das medidas adotadas pelo Banco Central é a definição de um valor máximo por transação "que pode ser concedido pelas instituições financeiras locais e outros emissores de cartão de crédito em 50 dólares, como adiantamentos em dinheiro aos portadores de cartão no exterior".

Da mesma forma, foi estabelecido que as instituições financeiras e outros emissores locais de cartões precisarão da aprovação prévia para efetuarem pagamentos no exterior, caso sejam originários de redes internacionais de pagamento em algumas operações.

Entre as operações estão a participação em "jogos de azar e apostas de diferentes tipos", a transferência de fundos para contas de investimento sediados no exterior e a aquisição de "criptoativos em suas diferentes modalidades".

As restrições à compra de dólares - uma medida conhecida na Argentina como "cepo" - passou de 10.000 dólares por mês para 200 dólares e visa, segundo o chefe do Banco Central, Guido Sandleris, "cuidar das reservas" e conceder "maior grau de liberdade" ao novo executivo de Alberto Fernández.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório