Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Hong Kong entra em recessão técnica

O Produto Interno Bruto de Hong Kong caiu no terceiro trimestre 3,2%, entrando assim em recessão técnica, já que nos três meses anteriores a sua economia tinha diminuído 0,4%, foi hoje anunciado.

Hong Kong entra em recessão técnica
Notícias ao Minuto

10:17 - 31/10/19 por Lusa

Economia Hong Kong

Hong Kong entrou em recessão técnica pela primeira vez nesta década, numa altura em que a antiga colónia britânica enfrenta a maior crise política desde a transferência de soberania do Reino Unido para China, em 1997, devido aos protesto pró-democracia que se verificam há mais de quatro meses, com manifestações e ações quase diárias exigindo reformas democráticas e denunciando a crescente influência de Pequim nos assuntos da cidade.

Este clima de instabilidade política e social está a minar a reputação de estabilidade e segurança de Hong Kong e está a repercutir-se na indústria do turismo, do comércio e na do entretenimento.

Os dois trimestres consecutivos de queda do PIB significam que o território está em recessão técnica, pela primeira vez desde 2009, quando a economia da cidade se retraiu devido ao impacto da crise financeira global.

Mesmo antes do início dos protestos em junho, a cidade foi atingida pelas repercussões da guerra comercial EUA-China, já que a economia de Hong Kong subiu apenas 0,6% no primeiro trimestre do ano.

Na semana passada, o secretário para as Finanças de Hong Kong, Paul Chan, alertou que era "muito provável" que a cidade terminasse o ano em recessão.

Leia Também: China apoia decisão de Hong Kong de excluir Joshua Wong das eleições

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório