Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Siza Vieira anuncia "banco promocional nacional" verde em 100 dias

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje no parlamento que o Governo vai criar "um verdadeiro banco promocional nacional" verde nos próximos 100 dias, para dar às empresas possibilidades de financiamento.

Siza Vieira anuncia "banco promocional nacional" verde em 100 dias
Notícias ao Minuto

19:58 - 30/10/19 por Lusa

Economia Siza Vieira

"Vamos criar, finalmente, um verdadeiro banco promocional nacional a partir da integração das diversas sociedades financeiras do Ministério da Economia", anunciou o também ministro de Estado e número dois do Governo, durante um discurso no debate do Programa de Governo.

De acordo com Pedro Siza Vieira, "nos próximos cem dias, esta nova instituição deverá estar constituída, e dotada de recursos suficientes para disponibilizar às empresas portuguesas os meios de financiamento adequados à sua transformação".

"Irá funcionar, igualmente, como um Banco Verde, apoiando os investimentos necessários ao esforço de descarbinização da Economia e ao combate às alterações climáticas", disse ainda o ministro no parlamento.

Também no quadro do relacionamento com as empresas, Pedro Siza Vieira disse que durante a legislatura "procurar-se-á que não haja agravamento da fiscalidade sobre as empresas".

"Irá ser prosseguida a política de incentivos ao investimento, nomeadamente através do alargamento da dedução de lucros retidos e reinvestidos em sede de IRC e da melhoria do SIFIDE, para apoiar o esforço das empresas na inovação, e no reforço da capacidade produtiva", prosseguiu o governante.

Pedro Siza Vieira assegurou que o Governo procurará ainda "apoiar os processos de ganho de escala e de sucessão empresarial de que depende a produtividade e serão ainda prosseguidas outras oportunidades de desgravamento da fiscalidade das empresas".

"Não menos importante, continuar-se-á a trabalhar na diminuição dos custos associados ao pagamento de impostos, procurando a diminuição do esforço de tesouraria associado e simplificação administrativa", concluiu o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório