Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fed desce juros pela terceira vez este ano

A Reserva Federal norte-americana (Fed) baixou hoje os juros em 25 pontos base para um intervalo entre 1,50% e 1,75%, naquela que é a terceira descida consecutiva, mas sinalizou que na próxima reunião pode não o fazer.

Fed desce juros pela terceira vez este ano
Notícias ao Minuto

18:36 - 30/10/19 por Lusa

Economia Reserva Federal

É a terceira descida consecutiva dos juros este ano, num esforço para mitigar a desaceleração da economia norte-americana, mas no seu comunicado hoje divulgado, a Fed já não promete formalmente "agir para apoiar a expansão", o que pode significar uma pausa nas descidas dos juros.

De acordo com o comunicado sobre a reunião de política monetária, a decisão contou com oito votos a favor e dois contra.

A economia norte-americana está no 11.º ano de expansão, alimentada pelos gastos dos consumidores e por um forte, apesar de enfraquecido, mercado de trabalho.

O presidente da Reserva Federal norte-americana afirmou, num discurso em 08 de outubro, que a criação de postos de trabalho nos Estados Unidos ainda não está tão robusta quanto se pensava, deixando em aberto uma nova descida dos juros, que hoje se concretizou.

"Onde vimos um mercado de trabalho em expansão, vemos agora um crescimento mais moderado", afirmou na altura Jerome Powell, numa conferência em Denver.

Com os cortes dos juros, a Fed está a tentar conter as incertezas que pairam sobre a evolução económica, agravadas pelos conflitos comerciais de Donald Trump, por uma economia global mais fraca e uma quebra na produção industrial norte-americana.

A terceira descida dos juros este ano reverteu parcialmente as quatro subidas feitas pela Fed no ano passado, em resposta ao fortalecimento da economia que se verificava, antes do aumento dos riscos globais terem mudado o curso da ação do banco central norte-americano.

De salientar que taxas de juro mais baixas destinam-se a incentivar a concessão de crédito e os gastos dos consumidores, em detrimento da acumulação de reservas e poupança.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório