Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

A (rara) substituição da bateria de elétricos Nissan vai custar menos?

Depois de ser saber que a Nissan exigiu 30 mil euros para substituir a bateria original de um veículo elétrico, a marca esclarece que são raros os casos em que tal é necessário e diz que a partir do próximo mês, esse valor vai ser reduzido.

A (rara) substituição da bateria de elétricos Nissan vai custar menos?
Notícias ao Minuto

07:20 - 29/10/19 por Ana Lemos 

Economia Nissan

Sem mencionar ou confirmar os valores revelados na semana passada, quando foi conhecido o caso de um cliente Nissan a quem foi apresentado um orçamento de cerca de 30 mil euros para substituir a bateria original do seu veículo elétrico, a marca esclarece, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que dos “140 mil Nissan LEAF vendidos na Europa desde 2010”, a “vasta maioria (99,5%) mantém a sua bateria original”.

No caso concreto de Portugal, a Nissan diz ter “apenas conhecimento de um cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019”, sendo que por cá, de acordo com a marca, estão em circulação atualmente “mais de 4.200 Nissan LEAF e NV200, sendo o LEAF líder de vendas no mercado nacional”.

A marca refere ainda que o “pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões”.

Aliás, destaca no comunicado, “ao longo destes nove anos, os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil. (…) As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente evitando assim a substituição integral da bateria”, esclarece.

Contudo, se for necessário fazê-lo, ou seja, se tiver de substituir integralmente a bateria do elétrico, a Nissan informa que a partir do próximo mês, os custos vão ser reduzidos. “O preço fixado pela Nissan a partir de dia 4 de Novembro de 2019, é de sete mil euros + custos de instalação (+ IVA)”, um valor que apesar de considerável está ainda longe dos 30 mil euros.

De referir, porém, que no caso denunciado na passada semana, o cliente contou que inicialmente, a Nissan estipulou um preço da substituição a rondar os nove mil euros, mas dois dias depois o valor disparou para os mais de 30 mil euros, com IVA e mão-de-obra incluídos...

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório