Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores da Tesco em Famalicão fazem "mais um dia" de greve

Os trabalhadores da empresa Tesco - Componentes para Automóveis, em Vila Nova de Famalicão, estão hoje em "mais um" dia de greve pelo cumprimento do caderno reivindicativo e afirmam que vão parar "todas as sextas" até "serem ouvidos".

Trabalhadores da Tesco em Famalicão fazem "mais um dia" de greve
Notícias ao Minuto

17:29 - 25/10/19 por Lusa

Economia Tesco

Há margem de uma das duas concentrações marcadas, que junta à porta daquela multinacional dezenas de trabalhadores, o representante do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-NORTE), Joaquim Costa, explicou que "perante a falta de resposta da empresa os protestos vão continuar".

"Os pontos do caderno reivindicativo prendem-se com as desigualdades salariais dentro da empresa, aumentos salariais justos, medidas contra a discriminação salarial, redução do horário de trabalho, passagem ao quadro dos trabalhadores com vínculos precários, aumento do subsídio de refeição e aumento dos dias de férias para 25 dias úteis", enumerou o responsável.

Joaquim Costa afirmou que "os trabalhadores estão dispostos a continuar esta luta até serem ouvidos e a manter as greves à sexta-feira com duas concentrações, uma das 00.00 às 02.00, e outra no turno da tarde".

Segundo apontou o sindicalista, "há trabalhadores a fazer a mesma função e no mesmo escalão com diferenças salariais de 50 euros", sendo que os salários variam entre os 600 e os 750 euros.

Outra questão, referiu, "é que houve efetivamente aumento de salários, mas deu-se também o caso de trabalhadores terem sido aumentados 40 euros, outros 17 e outros nada sem qualquer explicação".

A Tesco - Componentes para Automóveis está em Portugal há 25 anos, primeiro no concelho Trofa, tendo-se mudado para Famalicão há "cerca de 20".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório