Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

GNR inicia primeiro curso de guardas florestais com 164 elementos

Um total de 164 elementos, 11 das quais mulheres, iniciaram esta semana o curso de ingresso na carreira de guardas florestais, a primeira formação ministrada pela GNR, indicou hoje a corporação.

GNR inicia primeiro curso de guardas florestais com 164 elementos
Notícias ao Minuto

16:05 - 24/10/19 por Lusa

País Guardas florestais

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais destinado a 164 novos elementos visa o reforço do dispositivo do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR que conta, neste momento, com 281 Guardas Florestais ao serviço.

Este concurso, que foi aberto em fevereiro desde ano, destinava-se à contratação de 200 guardas-florestais, mas começaram o curso 164 numa carreira que não admitia qualquer novo elemento desde 2006.

A GNR explica que o Governo autorizou a Guarda a proceder ao recrutamento externo de efetivos para reforço das equipas de guardas florestais tendo em conta que a proteção da floresta é "um objetivo estratégico para o país, e enquadrado na opção política que define como ação de caráter prioritário o reforço e estruturação dos processos de prevenção, vigilância e de apoio ao combate aos fogos florestais".

Segundo a corporação, os guardas florestais exercem funções em matérias que por lei lhes atribui a qualidade de órgãos de polícia criminal, desenvolvendo missões que concorrem para a prossecução do serviço da GNR, em prol da proteção do ambiente, da conservação da natureza e biodiversidade, da riqueza cinegética, piscícola e florestal.

Os guardas florestais foram transferidos para a GNR em 2006 sendo integrados no quadro de pessoal civil da Guarda Nacional Republicana para o reforço da capacidade de vigilância e fiscalização em Portugal.

O 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais começou na segunda-feira na Escola da Guarda e tem um total de 836 horas, 286 das quais em contexto de trabalho, e abrange matérias relacionadas com a silvicultura, caça e pesca, armamento e tiro e investigação de causa de incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório