Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Últimos dados apontam para "um enfraquecimento prolongado" da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que os últimos dados económicos disponíveis indicam "um enfraquecimento mais prolongado da economia da zona euro".

Últimos dados apontam para "um enfraquecimento prolongado" da zona euro
Notícias ao Minuto

14:12 - 24/10/19 por Lusa

Economia BCE

Após a sua última reunião como presidente do BCE, Draghi afirmou, em conferência de imprensa, que persistem "riscos significativos de baixa" do crescimento e que as pressões inflacionistas são fracas.

Antes, e tal como era esperado, o Banco Central Europeu anunciou que a principal taxa de refinanciamento mantém-se em zero e a taxa de depósito permanece em -0,50%, depois de ter baixado uma décima em setembro.

A taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 0,25%.

BCE também reiterou que o seu programa de compra de dívida vai ser relançado em novembro, por um período indeterminado, a um ritmo de 20 mil milhões de euros por mês.

Apontando "fatores geopolíticos", o "protecionismo crescente" e "as vulnerabilidades dos mercados emergentes"Draghi justificou as medidas de estímulo adotadas em setembro e que não tiveram agora qualquer alteração.

O presidente do BCE disse que há uma série de "incertezas" que travam a economia da zona euro, como a tensão comercial e o Brexit.

A próxima presidente do BCE, Christine Lagarde, que assumirá o cargo a partir de novembro, assistiu a esta reunião, sem participar nas discussões.

BCE indicou que, de acordo com os dados económicos divulgados após a sua reunião de setembro, foi confirmada a avaliação "de um enfraquecimento prolongado" do crescimento na zona euro, que continuará "positivo mas moderado" até ao fim do ano.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou recentemente que prevê um crescimento de 1,2% para 2019 e de 1,4% para 2020 nos 19 países da moeda única.

Draghi instou de novo os governos com espaço orçamental a "atuarem de forma efetiva e a tempo" tendo em conta o enfraquecimento económico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório