Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

5G: Anacom lança campanha de informação sobre migração da TDT

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai lançar uma campanha de informação sobre a migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) que inclui a criação de um 'call center' para apoiar os consumidores, disse o presidente da entidade.

5G: Anacom lança campanha de informação sobre migração da TDT
Notícias ao Minuto

13:59 - 24/10/19 por Lusa

Economia 5G

João Cadete de Matos, que assinou hoje um protocolo com cinco autarquias do norte, adiantou que o 'call center' contará com funcionários especializados da Anacom e outros, que serão contratados externamente, para apoiar no processo de migração, que tem como objetivo libertar a faixa dos 700 Mhz (megahertz) para a implementação do 5G (quinta geração móvel).

Os funcionários terão ainda a capacidade de levar a cabo uma "gestão de agendamento" para apoio aos consumidores que tenham dificuldade em sintonizar as suas televisões na nova frequência e que terão direito a um apoio domiciliário.

Haverá um número de telefone gratuito para onde os consumidores poderão ligar.

João Cadete de Matos adiantou ainda que a campanha será realizada com o apoio dos CTT, juntas de freguesia e Câmaras e que envolve o envio de cartas e folhetos, bem como de campanhas nas televisões e rádios sobre este processo.

O presidente da Anacom realçou que o principal objetivo é impedir que quem vê televisão através da TDT seja "enganado" e conduzido à compra de equipamentos ou à subscrição da televisão paga.

"A televisão gratuita é um direito e não há nenhuma impossibilidade técnica" de lhe aceder, ou seja, alertou o presidente da Anacom, os consumidores terão apenas que voltar a sintonizar os seus aparelhos, sem necessidade de comprar equipamentos ou subscrever serviços.

O facto de o 'call center' ser da responsabilidade da Anacom, e não da Altice, que vai no terreno prestar o serviço de migração da frequência, está relacionado com o "preço" apresentado pelo operador, que o regulador considerou elevado, bem como para evitar "conflitos de interesses", dado que a empresa também tem televisão paga.

O processo de migração da TDT tem início em 27 de novembro, em Odivelas e alarga-se ao resto do país, em princípio, no final de janeiro, num processo que começa no sul e vai avançando para norte e termina nas regiões autónomas. A Altice pediu flexibilidade para contratar meios, por isso a alteração de frequências pode atrasar para fevereiro, mas o presidente da Anacom diz que terá que estar concluída em junho deste ano.

A Anacom estima que perto de 45% das pessoas que usam TDT (e que têm também televisão paga, ou seja, cerca de 25% do total de utilizadores) tenham que voltar a sintonizar os seus aparelhos.

As restantes já não estão dentro da faixa dos 700 Mhz.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório