Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Leilão do 5G em Portugal avança em abril de 2020

A decisão foi anunciada, esta quarta-feira, pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Leilão do 5G em Portugal avança em abril de 2020
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Anacom

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou, esta quarta-feira, que o leilão  para atribuir as frequências da quinta geração móvel realizar-se-á em abril do próximo ano. O encerramento deverá ocorrer em junho.

"A atribuição destes direitos de utilização de frequências deverá ser sujeita a um procedimento de leilão, por se tratar de um processo potencialmente mais transparente e objetivo para todos os interessados e menos intrusivo nos planos de negócio dessas entidades, pois permite que cada entidade, que tem necessidades próprias em termos de espectro, possa adquirir a quantidade de espectro que efetivamente precisa e que valoriza", pode ler-se. 

A ANACOM aproveita ainda para, "no quadro deste projeto de decisão, submeter à apreciação do mercado a sua reflexão sobre as condições que devem ser impostas no acesso e associadas à utilização do espectro que será submetido a leilão, tendo em vista assegurar uma maior contestabilidade do mercado móvel e, em simultâneo, o incremento dos esforços para melhorar as condições de vida da população em geral e do tecido económico do país, tornando mais acessível e próximo o acesso digital, com expectáveis benefícios para a coesão económica e social e do território", refere. 

A NOS anunciou, esta quarta-feira, que cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a tecnológica chinesa Huawei, tornando-a "na primeira cidade" de quinta geração móvel "em Portugal", anunciou hoje a operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida.

A rede de 5G da NOS em Matosinhos usa o espetro na banda dos 3,5GHz solicitada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) para efeitos de testes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório