Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Falhas nas redes? Depois da NOS, Vodafone registou "avaria de software"

Terça-feira foi um dia complicado para as operadoras de telecomunicações. Depois da NOS ter assumido e resolvido problemas, também os clientes da Vodafone disseram ter dificuldades em aceder à Internet.

Falhas nas redes? Depois da NOS, Vodafone registou "avaria de software"
Notícias ao Minuto

08:05 - 23/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Um "incidente grave" explicado por "uma anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego" foi como a NOS explicou a quebra de rede que afetou o serviço na manhã de terça-feira. Horas depois, o Notícias ao Minuto sabe que vários utilizadores da Vodafone ficaram também impossibilitados de aceder à Internet. 

Foi, por isso, um dia complicado para o setor das telecomunicações em Portugal, mas ainda não se sabe se os problemas que afetaram as duas operadoras estão relacionados. 

Fonte oficial da Vodafone confirmou ao Notícias ao Minuto que na origem do problema esteve uma avaria de software, sendo que a situação ficou resolvida por volta das 00h30. 

"Uma avaria de software de rede causou constrangimentos no serviço de internet móvel e fixa da Vodafone na noite de 22 de outubro, que se fizeram sentir por todo o país. A situação teve início às 21h15 e ficou resolvida às 00h30. A Vodafone identificou imediatamente a causa do problema e ativou todos os meios para repor a situação dentro do mais curto espaço de tempo possível", refere fonte oficial da operadora de telecomunicações. 

Vários utilizadores foram dando conta dos problemas no portal Downdetector, que monitoriza o funcionamento de várias plataformas, empresas ou serviços de rede mediante as reclamações apresentadas pelos utilizadores. 

Ora, segundo o mesmo portal, a maioria das notificações dos clientes da Vodafone deu-se por volta das 23h00, sendo que as regiões mais afetadas foram Lisboa, Porto, Amadora, Maia, Leiria, Coimbra, Gaia, Braga e Odeivelas. Há relatos de utilizadores que ficaram "quatro horas sem Internet", conforme se pode ler. 

NOS esteve cerca de quatro horas em baixo

Os problemas na NOS começaram por volta das 10h30 de terça-feira, tendo a operadora notificado a ANACOM desse mesmo problema, confirmou o Notícias ao Minuto. De acordo com a operadora de telecomunicações, que anunciou a total reposição dos serviços por volta das 15h00,  a falha ficou a dever-se a "uma anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego". 

Justificou ainda a operadora que esta situação "tem uma probabilidade absolutamente ínfima, dados os múltiplos níveis de redundância: lógica, física e geográfica", acrescentou. Por este motivo, a NOS foi obrigada a ativar planos de contingência, para garantir que os serviços eram repostos rapidamente.

"A NOS ativou de imediato os procedimentos de gestão de crise, juntamente com os parceiros tecnológicos, o que permitiu a rápida resolução da situação e a reposição gradual dos serviços", concluiu  a operadora de telecomunicações.

[Notícia atualizada com a resposta da Vodafone às 09h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório