Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Angola precisa de uma reestruturação fundamental da economia

O analista da consultora Focus Economics que acompanha Angola, Almanas Stanapedis, disse hoje à Lusa que o país precisa de um "reestruturação fundamental" da economia para colocar o crescimento numa trajetória mais sustentável.

Angola precisa de uma reestruturação fundamental da economia
Notícias ao Minuto

08:45 - 23/10/19 por Lusa

Economia Analista

"Dada a dependência numa única matéria prima para exportação, e daí a alta dependência a choques, é necessária uma reestruturação fundamental para colocar o crescimento numa trajetória mais sustentável", disse Almanas Stanapedis.

Questionado sobre a opinião dos investidores relativamente a Angola, o analista respondeu que "os rápidos esforços para as reformas foram bem recebidos" e destacou a lei de investimento privado, a lei da concorrência e o anúncio do programa de privatizações.

No entanto, Stanapedis destacou que o indicador de sentimento económico continua em território negativo há quatro anos, embora tenha melhorado no segundo trimestre deste ano.

"Para além disso, apesar das reformas económicas estruturais em curso e do apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) parecerem estar a melhorar a perceção do país junto dos investidores estrangeiros, a forte dependência do petróleo significa que uma queda na produção interna e a volatilidade dos preços continuam a prejudicar as contas públicas e a balança comercial".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório