Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicato cancela greve de mais de dois meses na STCP no Porto

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP) cancelou hoje o pré-aviso de greve na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) que tinha sido anunciado no início do mês.

Sindicato cancela greve de mais de dois meses na STCP no Porto
Notícias ao Minuto

17:05 - 22/10/19 por Lusa

Economia Transportes

Em nota enviada à agência Lusa, o STTAMP informa que, "após um processo de negociações com o conselho de administração da STCP", decidiu retirar o pré-aviso de greve que tinha sido emitido e que produzia efeitos a partir de quinta-feira.

Esta nota surge depois de, no dia 08 deste mês, o mesmo sindicato ter anunciado uma greve que abrangeria um período superior a dois meses, só terminando a 31 de dezembro.

Na base das reivindicações do STTAMP estava o facto, lia-se no pré-aviso, deste sindicato não ter obtido resposta "aos diversos ofícios que plasmavam os problemas vividos na empresa e as preocupações demonstradas pelos trabalhadores".

Mas hoje, a mesma estrutura elogiou o comportamento do conselho de administração da empresa de transportes públicos que opera no Grande Porto.

"O STTAMP congratula-se com a postura deste conselho de administração da STCP, presidida pelo engenheiro Manuel Queiró, que, em pouco tempo, solucionou problemas que há muito estavam em contenda, e que resultam em compromissos que vêm ao encontro das pretensões dos trabalhadores", lê-se na nota agora divulgada.

No dia 08, o STTAMP falava em "recusa na aplicação dos descansos ao domingo de três em três semanas para os guarda-freio", somando a "recusa na aplicação dos descansos fixos ao sábado para os motoristas" como motivos para a greve.

O sindicato também se queixava de "falta de enquadramento de carreiras" e de "falta de enquadramento das carreiras profissionais dos cinco trabalhadores oficinais".

Mas, agora, o sindicato considera "salvaguardados os interesses de quem labora e a paz social na STCP", apontando que as negociações são "decisivas para o futuro da empresa nos novos desafios que se avizinham", nomeadamente, refere a nota, "no processo de municipalização em curso".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório