Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Governo: Nova equipa para Agricultura tem desafios "muito exigentes"

A Confagri - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal considerou hoje que a nova equipa ministerial para o setor tem desafios "múltiplos e muito exigentes".

Governo: Nova equipa para Agricultura tem desafios "muito exigentes"
Notícias ao Minuto

13:02 - 22/10/19 por Lusa

Economia Confagri

Em comunicado, a Confagri diz que aguarda, para breve, reuniões com os novos titulares "para tomar conhecimento das políticas e estratégias que se propõem desenvolver e para apresentar as principais prioridades da confederação, na atual conjuntura".

A confederação saúda assim os novos secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, bem como a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, com quem "espera desenvolver um permanente e profícuo diálogo".

Para a Confagri, os desafios que se colocam ao setor agroalimentar e florestal, durante o período da próxima legislatura são "múltiplos e muito exigentes".

"Salientamos a necessidade de negociação de uma PAC [Política Agrícola Comum] mais favorável ao nosso país, tanto no âmbito das ajudas diretas e da organização dos mercados, como no âmbito do desenvolvimento rural", refere.

Importa assegurar ainda a continuidade do esforço de modernização do setor, assegurando um adequado período de transição entre o PDR 2020 e o futuro Plano Estratégico Nacional e promovendo a simplificação no acesso aos apoios ao investimento, acrescenta.

As respostas aos desafios das alterações climáticas e da neutralidade carbónica exigirão também respostas ponderadas, multissetoriais e devidamente suportadas no conhecimento científico, sinaliza.

A Confagri, enquanto representante do setor cooperativo agrícola e de uma vasta rede de organizações agrícolas, "continua disponível para colaborar na implementação das medidas de política que assegurem o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar e florestal, o rendimento dos agricultores e a dinamização dos nossos territórios rurais".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório