Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

BdP pede "tratamento justo" na regulação de bancos e novos operadores

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou hoje que é necessário "tratamento justo e equilibrado" entre todos os operadores do sistema financeiro, independentemente do seu tipo e dos países a partir do qual operem.

BdP pede "tratamento justo" na regulação de bancos e novos operadores
Notícias ao Minuto

12:08 - 22/10/19 por Lusa

Economia BdP

"É necessário tratamento justo e equilibrado entre os [operadores] que estão e os que chegam, tal como tem de ser assegurado tratamento justo e adequado em diferentes jurisdições", afirmou Carlos Costa na conferência Banca do Futuro, organizada pelo Jornal de Negócios, em Lisboa.

A diferença de regulação e supervisão entre os bancos considerados tradicionais e os novos operadores, sobretudo digitais, sejam 'fintechs' (pequenas empresas tecnológicas de serviços financeiros) ou 'bigtech' (grandes empresas tecnológicas, como Amazon, Facebook, Google ou Apple que também prestam serviços financeiros), tem sido muito falado.

Em várias intervenções públicas os presidentes dos principais bancos que operam em Portugal têm alertado para a necessidade de todos cumprirem as mesmas regras, sob pena de estarem a ser criadas desigualdades competitivas entre operadores.

"No futuro continuar-se-á a receber depósitos e conceder crédito, será necessário um supervisor, um sistema regulatório, a indeterminação é quem fará [a prestação de serviços bancários], mas quem quer que faça tem de estar sujeito a regulação estrita e supervisão ainda mais estrita, porque os riscos de volatilidade serão enormes e com isso riscos atividade financeira e para a atividade económica", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório