Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Altice envia carta ao Governo sobre acesso às condutas e postes da Meo

A Altice enviou uma carta ao Governo sobre o que classifica de "ataque sem precedentes" à propriedade privada por parte da Anacom no acesso às condutas e postes da Meo pelos outros operadores, disse à Lusa fonte da empresa.

Altice envia carta ao Governo sobre acesso às condutas e postes da Meo
Notícias ao Minuto

07:04 - 22/10/19 por Lusa

Economia Altice

Em causa está o sentido provável de decisão (SPD) da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) sobre o acesso às condutas e postes da Meo pelos outros operadores, no qual o regulador introduz alterações às instalações de 'drop' de cliente, ou seja, a instalação do troço final da rede até à casa do cliente, entre as quais esta não implica o envio à Meo de qualquer notificação prévia ou posterior, nem o pagamento de qualquer compensação.

"Vai mais além do que figuras como a requisição, expropriação ou a nacionalização que, apesar de consistirem em restrições severas ao direito de propriedade, só são admitidas em casos justificados e sempre dependentes da atribuição da justa ou correspondente indemnização", adiantou à Lusa a mesma fonte.

Além disso, a Altice Portugal salientou que o regulador "pretende, num cenário em que as condições de segurança dos postes da Meo se vão degradar, fruto do modelo de acesso livre e gratuito, obrigar a Meo a repor as condições de segurança dos seus postes, a pedido dos operadores, num prazo inexequível, sob pena de pagamento de uma penalidade por se atrasar a conservar a sua infraestrutura, na qual também tem a sua rede instalada".

Um dos exemplos dados é o caso de um operador que aceda a um poste da Meo para instalar um cabo de 'drop' de cliente sem avisar a operadora da Meo e que durante a sua instalação danifique o poste. Para a Altice, "é praticamente impossível" detetar este tipo de situações e a origem do dano.

Acresce que depois de o poste sofrer danos, o operador notifica a Meo para repor as condições de segurança do mesmo e esta é obrigada a fazê-lo no prazo de cinco dias úteis, sob pena de lhe ser aplicada uma penalização, sem que o responsável pelo dano seja obrigado a pagar qualquer valor que suporte, ainda que parcialmente, a reparação que pediu, refere a empresa.

Para a Altice Portugal, a "desproporcionalidade" do SPD "é ainda agravada pela forma como a Anacom pretende deliberar sobre os prazos de cumprimento e valor das penalidades, discriminando negativamente a Meo face aos restantes operadores".

Segundo a empresa, a Meo incorre numa penalização de 50 euros por cada dia de atraso, até ao máximo de 60 dias (três mil euros), enquanto os operadores, se não cumprirem o prazo definido nas ofertas para o envio de cadastros, incorrem numa penalidade que, no máximo, atinge 325 euros.

Na carta enviada ao Governo, a Altice Portugal refere que não deixará de recorrer aos mecanismos legais para defender os seus direitos e interesses.

No início de agosto, num encontro com jornalistas, o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, tinha avançado que a empresa iria contestar este projeto de decisão em todas as instâncias, desde tribunais nacionais como também Bruxelas.

A Meo conta com cerca de 11 milhões de postes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório