Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cinco municípios do Porto sem passes Sub13 emitidos

Mais de um mês e meio após a entrada em vigor do passe Sub13, em cinco dos 17 municípios na Área Metropolitana do Porto (AMP) não foi emitido qualquer título de transporte deste tipo.

Cinco municípios do Porto sem passes Sub13 emitidos
Notícias ao Minuto

12:26 - 21/10/19 por Lusa

Economia Porto

É o caso dos concelhos de Arouca, Trofa, Póvoa de Varzim, São João da Madeira e Vale de Cambra, que até sexta-feira - e de acordo com os dados fornecidos hoje à Lusa pela AMP - não contabilizavam a emissão de nenhum passe Sub13, título de transporte gratuito para as crianças entre os 4 e os 12 anos.

Também nos municípios de Espinho (1), Santa Maria da Feira (1), Santo Tirso (7), Oliveira de Azeméis (21) e Vila do Conde (24) o número destes passes emitidos é quase residual, pese embora a medida tenha entrado em vigor em toda a região no início de setembro.

De acordo com os dados fornecidos à Lusa, no total dos 17 concelhos que compõem a AMP foram emitidos 9.964 títulos, 5.516 no mês de setembro e 4.448 até sexta-feira.

Destes, 2.786 já eram clientes do passe escolar pago 4_18, destinado aos estudantes do ensino não superior que não beneficiem de transporte escolar.

Ainda de acordo com aqueles dados, do número total de passes emitidos, 5.549 correspondem ao Z3 (três zonas) e 4.415 ao título municipal, que permite circular apenas naquele concelho.

O município do Porto é aquele que concentra o maior número de passes Sub13, com um total de 1.317, no conjunto dos meses de setembro e outubro.

Segue-se o município de Vila Nova de Gaia, com 1.270 títulos emitidos, 796 dos quais em setembro.

Já no município que Matosinhos foram emitidos 781 títulos.

Tal como a Câmara do Porto que decidiu assegurar através do título "Porto.13.15" a gratuitidade do transporte público para os jovens entre os 13 e os 15 anos, também Matosinhos anunciou em julho o alargamento da medida para os alunos até aos 18 anos matriculados nas escolas do concelho, estimando, à data, que a medida pudesse abranger "cerca de oito a nove mil estudantes".

Já nos municípios de Gondomar (356), Maia (219), Valongo (217) e Paredes (201), o número de passes Sub13 desde que entrou em vigor não chegou, mesmo somados, aos mil.

No início de setembro, a AMP reconhecia os "atrasos" nos pedidos de emissão deste título, garantindo, à data, estar "a colaborar de forma a agilizar todo o processo e minimizar eventuais problemas para a população".

Na altura, aquela entidade acrescentava que, nos casos em que não fosse possível a aplicação deste procedimento, a emissão dos passes Sub13 seria efetuada da forma habitual, através dos pontos de venda Andante a partir de 15 de outubro.

Até ao final do ano, o passe Sub13, criado no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, vai continuar em vigor de forma gratuita com o limite de três zonas, devendo a partir do dia 01 de janeiro ser válido para todo o território.

Assim, a partir de janeiro, todos os utilizadores do título de transporte Sub13, disponibilizado gratuitamente no Sistema Intermodal de Bilhética Andante, podem viajar livremente em toda a AMP.

Em declarações à Lusa, no dia 18 de setembro, o presidente do TIP - Transportes Intermodais do Porto, Tiago Braga, explicava que o título, com um "universo potencial de 170 mil crianças", vai em janeiro "deixar de estar limitado a três zonas concêntricas", permitindo aos menores de 13 anos circular gratuitamente em todos os operadores com tarifário Andante e em toda a AMP, por exemplo entre Arouca, distrito de Aveiro, e a Póvoa de Varzim, na fronteira com o distrito de Braga.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório