Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Potencial de aquecimento global subiu mais do que atividade económica

O potencial de aquecimento global aumentou 6,9% em 2017, superando o crescimento da atividade económica.

Potencial de aquecimento global subiu mais do que atividade económica
Notícias ao Minuto

11:10 - 18/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O potencial de aquecimento global aumentou em 2017 e cresceu mais até do que a atividade económica no mesmo ano, de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). 

"Em 2017, os principais indicadores ambientais apresentaram acréscimos: o Potencial de Aquecimento Global (6,9%), o de Acidificação (1,4%) e o de Formação de Ozono Troposférico (1,3%), enquanto a atividade económica (medida pelo Valor Acrescentado Bruto) cresceu, em termos reais, 3,3%", aponta o INE, em comunicado. 

Estas não são notícias positivas para o ambiente. "Entre 2008 e 2017, a emissão de CO2 por unidade de Valor Acrescentado Bruto, que integra o conjunto de indicadores de monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, decresceu 11,2% em Portugal e 21,3% na UE28", nota o INE.

Além disso, "desde 2014, Portugal tem vindo a apresentar valores de emissão de CO2 por unidade de valor acrescentado superiores aos da UE28", faz saber a agência de estatísticas.  

Este relatório do INE, saliente-se, permite analisar as implicações ambientais da atividade económica do país, porque os resultados, que são compatíveis com as Contas Nacionais, possibilitam a elaboração de uma análise económico-ambiental integrada

Olhando para os setores, esclarece a agência de estatísticas que "em 2017, à semelhança do que sucede desde 1999, o ramo de atividade económica que mais contribuiu para o Potencial de Aquecimento Global foi a energia, água e saneamento (30,8%). Relativamente a 2016, este foi também o ramo de atividade que mais aumentou as suas emissões: 16,6%". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório