Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Quase 2 mil empresas já pediram apoio em troca da conversão de contratos

No espaço de um mês, mais de 1.400 empresas apresentaram candidaturas à medida Converte +.

Quase 2 mil empresas já pediram apoio em troca da conversão de contratos
Notícias ao Minuto

08:56 - 18/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Converte +

Em pouco menos de um mês, quase 2.000 empresas candidataram-se ao programa Converte +, que concede um apoio financeiro até 3.050 euros por trabalhador para empresas que convertam contratos a prazo em permanentes. No total, são 4.900 contratos que estão a ser alvo de análise, de acordo com o balanço do Ministério do Trabalho e da Segurança Social. 

"No espaço de um mês, mais de 1.400 empresas apresentaram candidaturas à medida Converte +. Desde o dia 20 de setembro, data em que abriu o período de candidaturas à nova medida de incentivo à conversão de contratos a termo em contratos sem termo, chegaram ao IEFP pedidos de apoio à conversão de mais de 4.900 contratos de trabalho", refere a tutela, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com o balanço mais recente, a maioria dos contratos a termo que estas 1.400 empresas pretendem converter têm duração inferior a um ano e em 50% dos casos estão em causa trabalhadores com menos de 35 anos de idade.

Além disso, mais de dois terços dos contratos a converter têm salários base superiores ao salário mínimo nacional e em mais de 20% dos casos a transição para contratos por tempo indeterminado deverá dar origem a um aumento da remuneração base dos trabalhadores.

De recordar que são elegíveis para a concessão do apoio, designado de medida Converte+, as conversões de contratos a termo, certo ou incerto, desde que os contratos a prazo tenham sido celebrados até 19 de setembro, inclusive.

Podem também candidatar-se as empresas que tenham convertido contratos no âmbito da medida Contrato-Emprego.

Segundo explica o IEFP, as empresas podem submeter várias candidaturas durante o período, não existindo limite para o efeito, mas em cada candidatura apenas podem ser abrangidas 10 conversões de contratos de trabalho.

O Ministério revela também que as candidaturas recebidas até ao momento representam um apoio total no montante de 12,8 milhões de euros, o que corresponde a aproximadamente 43% da dotação de 30 milhões de euros associada a esta nova medida.

As candidaturas ao programa encerram no dia 31 de dezembro de 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório