Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AIP diz ser "indiferente" governos terem ou não maioria absoluta

O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho, defendeu hoje um único critério para análise à política económica dos diversos governos, desvalorizando a questão de um executivo minoritário.

AIP diz ser "indiferente" governos terem ou não maioria absoluta
Notícias ao Minuto

21:58 - 17/10/19 por Lusa

Economia AIP

"Tanto para a AIP como para as outras associações empresariais só deveria haver um critério para analisar a política económica dos diversos governos", disse José Eduardo Carvalho, referindo que este passa por aferir "se as medidas e as políticas económicas favorecem ou desfavorecem a conta de exploração das empresas".

José Eduardo Carvalho, que falou à Lusa no Tramagal, distrito de Santarém, à margem da tomada de posse dos novos corpos sociais da AIP para o quadriénio 2019-2022, acrescentou: "Se formos objetivos na análise através desse critério acaba por ser indiferente se há maiorias absolutas ou não haver".

O dirigente empresarial, reconduzido hoje como presidente da Comissão Executiva da AIP, defende a internacionalização como prioridade de aposta para o futuro, a par do expectável aumento dos salários em Portugal.

"É preciso haver grande apoio às empresas de bens transacionáveis, mas não há dúvida de que as exportações e o reforço da componente externa da nossa economia é fundamental para isso", afirmou o presidente da AIP, entidade que hoje homenageou o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, considerando que, "das políticas públicas, a internacionalização foi a que teve mais sucesso".

Questionado sobre os salários e a produtividade em Portugal, José Eduardo Carvalho disse ser expectável que ambas aumentem.

"Os aumentos dos salários têm de estar indexados à produtividade. Portanto, se o grande objetivo estratégico é o crescimento e aumento da produtividade das empresas, obviamente que havendo aumento da produtividade os salários sobem e é isso que se perspetiva", afirmou.

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da AIP decorreu no Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, concelho de Abrantes, tendo sido convidados a usar da palavra Eurico Brilhante Dias e Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e futura ministra do Agricultura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório