Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Município de Gouveia apoia produtores de ovinos e caprinos

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, vai entregar, na sexta-feira, um total de 39.516 euros de apoios a 80 produtores de ovinos Serra da Estrela e de caprinos do concelho, foi hoje anunciado.

Município de Gouveia apoia produtores de ovinos e caprinos
Notícias ao Minuto

17:24 - 17/10/19 por Lusa

Economia Gouveia

Segundo fonte da autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, a entrega dos subsídios será realizada no final da iniciativa "Conversas sobre a Pastorícia", que decorrerá a partir das 10h30, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

A iniciativa contará "com a presença de vários oradores que abordarão várias temáticas relacionadas com o setor", refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Os apoios aos produtores, atribuídos no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e Caprinos do Concelho de Gouveia, serão entregues, pelas 12:15, pelo presidente daquele município da região da Serra da Estrela.

A autarquia de Gouveia tem em vigor um sistema de atribuição de vários incentivos financeiros aos produtores de ovinos e de caprinos.

O Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.

O documento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.

Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.

Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes (no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos).

O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

As 'Conversas sobre a Pastorícia', agendadas para sexta-feira, começam pelas 10h30, com intervenções de Paulo Poço, da associação Acriguarda, e de Vasco Abreu, da empresa Nutriprado, que abordam o tema 'Pastagens de Altitude'.

Segue-se uma intervenção sobre o 'Livro Genealógico da Raça Ovina Serra da Estrela'", por Rui Dinis, da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose).

Jorge Branco, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária falará, pelas 11h30, sobre "Licenciamento Industrial - Atividade Produtiva Local - Queijarias - Aprovação de estabelecimentos indústria em casas particulares" e, pelas 12h00, Carlos Dias Pereira, da Escola Superior Agrária de Coimbra, apresentará os 'Grupos Focais do Projeto LACTIES'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório