Os bancos e os prestadores de serviços de pagamento têm até ao final do próximo ano para adotar a autenticação forte do cliente nos pagamentos online com cartão, anunciou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira.
O prazo, explica o supervisor da banca, foi comunicado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), na quarta-feira, num documento onde é estabelecido um "conjunto de ações que os bancos/prestadores de serviços de pagamento têm de desenvolver para que possam beneficiar deste período de flexibilização", aponta o BdP.
A EBA esclarece, por isso, que as autoridades competentes nacionais – no caso português, o BdP – podem flexibilizar a supervisão destes requisitos nas operações de pagamento online com cartão até ao final de 2020.
"É recomendado que as autoridades competentes nacionais adotem a data de 31 de dezembro de 2020 de forma consistente em toda a União Europeia e que exijam aos bancos/prestadores de serviços de pagamento o desenvolvimento das ações detalhadas no documento", pode ler-se.
De recordar que os requisitos de autenticação forte entraram em vigor a 14 de setembro de 2019, em toda a UE.