Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Bancos têm até ao final do próximo ano para adotar a autenticação forte

Bancos e prestadores de serviços de pagamentos têm até 31 de dezembro de 2020 para adotar a autenticação forte do cliente nos pagamentos online com cartão.

Bancos têm até ao final do próximo ano para adotar a autenticação forte
Notícias ao Minuto

15:00 - 17/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia autenticação forte

Os bancos e os prestadores de serviços de pagamento têm até ao final do próximo ano para adotar a autenticação forte do cliente nos pagamentos online com cartão, anunciou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. 

O prazo, explica o supervisor da banca, foi comunicado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), na quarta-feira, num documento onde é estabelecido um "conjunto de ações que os bancos/prestadores de serviços de pagamento têm de desenvolver para que possam beneficiar deste período de flexibilização", aponta o BdP

A EBA esclarece, por isso, que as autoridades competentes nacionais – no caso português, o BdP – podem flexibilizar a supervisão destes requisitos nas operações de pagamento online com cartão até ao final de 2020. 

"É recomendado que as autoridades competentes nacionais adotem a data de 31 de dezembro de 2020 de forma consistente em toda a União Europeia e que exijam aos bancos/prestadores de serviços de pagamento o desenvolvimento das ações detalhadas no documento", pode ler-se. 

De recordar que os requisitos de autenticação forte entraram em vigor a 14 de setembro de 2019, em toda a UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório