Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Preços na produção industrial caem 1,8% em setembro

Os preços na produção industrial caíram em setembro 1,8% face ao mesmo mês de 2018, mas excluindo o agrupamento de energia a descida foi de 0,6%, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Preços na produção industrial caem 1,8% em setembro
Notícias ao Minuto

11:26 - 17/10/19 por Lusa

Economia INE

O agrupamento de energia, com uma variação de -6,2% (-4,6% no mês anterior), apresentou o contributo mais significativo para a variação homóloga do índice total, diz o INE.

"As secções, de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e das indústrias transformadoras, apresentaram contributos de, respetivamente, -1,1 pontos percentuais (pp) e -0,7 pp, em resultado das diminuições de 12,6% e 0,8% (variações de -10,5% e -0,3% no mês anterior, pela mesma ordem)", lê-se na publicação do INE, disponibilizada no seu site.

Excluindo o agrupamento energia, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 0,6%, contra uma descida de 0,2% em agosto.

A variação mensal do índice agregado de produção industrial representou em setembro uma descida de 0,3%, a mesma que tinha sido registada no período homólogo.

Somando o terceiro trimestre de 2019, o índice total teve uma queda homóloga de 1,1%, maior do que a descida de 0,9% no trimestre anterior. Excluindo a energia, o índice diminuiu 0,3%, contra um crescimento de 0,6% no segundo trimestre.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório