Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal paga hoje reembolso de dois mil milhões aos credores europeus

A presidente do IGCP adiantou que o reembolso aos credores europeus, no valor de dois mil milhões de euros, será pago esta quinta-feira.

Portugal paga hoje reembolso de dois mil milhões aos credores europeus
Notícias ao Minuto

09:24 - 17/10/19 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia reembolso

O Tesouro português vai pagar, esta quinta-feira, um reembolso no valor de dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a intervenção da 'troika'

Porém, este reembolso não tem as mesmas vantagens que os pagamentos antecipados realizados ao Fundo Monetário Internacional (FMI), disse a presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), Cristina Casalinho

Questionada sobre se há condições para mais pagamentos antecipados, a presidente do IGCP respondeu que "pode haver condições", adiantando tratar-se, sobretudo, de uma decisão política.

Cristina Casalinho explicou que os empréstimos europeus a Portugal "foram concebidos numa fase da crise ainda relativamente recente", na qual "os instrumentos de gestão da crise que a Europa dispunha não estavam ainda totalmente desenvolvidos".

"Há aqui algumas deficiências de construção que provavelmente levam a que a decisão de reembolsos antecipados seja mais complexa do que a que presidiu aos reembolsos ao FMI", disse, adiantando que tem a ver com a forma como os reembolsos são feitos e que se trata de estruturas e construções legais diferentes.

"Cada caso [reembolso antecipado] tem de ser pensado de forma casuística e a abordagem adotada no caso dos empréstimos ao FMI não pode ser transposta de forma automática para o caso dos empréstimos europeus", explicou Cristina Casalinho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório