Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Câmara de Sintra vai manter taxa de IMI nos 0,33%

A Câmara Municipal de Sintra vai aprovar na sexta-feira, na reunião do executivo, a manutenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos prédios urbanos em 0,33%, foi hoje anunciado.

Câmara de Sintra vai manter taxa de IMI nos 0,33%
Notícias ao Minuto

16:53 - 16/10/19 por Lusa

Economia IMI

Em comunicado, a autarquia refere que a taxa de IMI em 2015 era de 0,39, tendo descido em quatro anos para os 0,33. Esta descida coloca, segundo a câmara, Sintra entre os cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com as taxas mais baixas de IMI.

Os limites legais preveem um intervalo entre os 0,3% e os 0,45% do IMI para os prédios urbanos, e até 0,8% em prédios rústicos.

"O nosso objetivo é manter esta trajetória de eficiência financeira e alcançar, gradualmente e de forma responsável, a taxa mínima de 0,30", sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, citado numa nota da autarquia do distrito de Lisboa.

O município vai optar também por passar de 15% para 25% a redução da taxa de IMI sobre imóveis com eficiência energética, medida aplicada pela primeira vez em 2018.

Segundo o comunicado, outra das novidades é a redução em 50% a taxa sobre imóveis integrados em áreas classificadas, além da isenção de derrama para lucros até aos 150 mil euros.

Em Sintra, a taxa de IMI triplica no caso de imóveis que se encontrem em ruínas ou devolutos há mais de um ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório