Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estudo sobre ligação elétrica a Marrocos será conhecido ainda este ano

O estudo sobre a viabilidade da construção de uma interligação elétrica entre Portugal e Marrocos encontra-se em fase de conclusão, devendo os resultados ser divulgados até ao fim do ano, segundo o Projeto de Plano Orçamental publicado hoje.

Estudo sobre ligação elétrica a Marrocos será conhecido ainda este ano
Notícias ao Minuto

10:42 - 16/10/19 por Lusa

Economia Estudo

No documento enviado na terça-feira para Bruxelas e publicado hoje, lê-se que está em conclusão o estudo de viabilidade da interligação elétrica entre a República Portuguesa e o Reino de Marrocos, prevendo-se para 2019 a apresentação dos seus resultados.

Em setembro, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, reconheceu que o estudo encomendado pelo seu antecessor no cargo, Jorge Seguro Sanches, estava atrasado, sem se comprometer com um prazo para a sua conclusão.

De acordo com o memorando assinado em maio de 2018, a REN - Redes Energéticas Nacionais e a sua homóloga marroquina tinham até ao final desse ano para apresentarem uma proposta de anteprojeto de construção e modelo de financiamento para a interligação elétrica Portugal-Marrocos, com base no estudo de viabilidade técnico-económico.

Já sobre as interligações energéticas ao mercado europeu, o Governo refere que Portugal tem promovido iniciativas tendentes ao seu reforço ao nível da Península Ibérica com o objetivo de aumentar a atual capacidade com vista a uma maior integração no mercado europeu de energia.

"Assim, foram mantidos contactos com o Reino de Espanha e com a República da França sobre o reforço das interligações energéticas, no quadro da União da Energia, de modo a garantir um reforço da integração da Península Ibérica no mercado interno de energia", acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório