Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

João Lourenço prevê subida da produção petrolífera em 2020

O presidente da República de Angola, João Lourenço, disse hoje que o país está com uma produção média diária de 1.401.235 barris de petróleo, "com o prognóstico de subir" para 1.436.900 barris por dia em 2020.

João Lourenço prevê subida da produção petrolífera em 2020
Notícias ao Minuto

19:51 - 15/10/19 por Lusa

Economia Angola

Num discurso sobre o Estado da Nação, que marcou o início do novo ano parlamentar, João Lourenço focou-se detalhadamente nas questões macroeconómicas e fez um balanço da ação governativa nos dois primeiros anos do seu mandato.

No domínio dos petróleos, um setor basilar da economia angolana, o chefe de Estado abordou as reformas em curso, como o novo modelo organizacional com a Agência Nacional de Petróleo e Gás a surgir como concessionária nacional, função antes atribuída à Sonangol, e a criação do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, que vai fiscalizar as atividades relacionadas com derivados do petróleo.

O presidente adiantou ainda que, nos últimos dois anos, foram regularizadas as dívidas de algumas companhias petrolíferas, acumuladas desde 2002 no valor de 1.500 milhões de dólares (1.360 milhões de euros).

O chefe do executivo angolano frisou que a liberalização do setor dos derivados do petróleo permitiu abrir espaço a mais operadores para o desenvolvimento de atividade de logística, distribuição e comercialização de refinados.

João Lourenço abordou também a atribuição das concessões petrolíferas para o período de 2019-2025, iniciada no passado mês de agosto, com a apresentação de dez blocos de um total de 55 a licitar neste período, e da abertura de concurso para a construção da refinaria do Soyo (província do Zaire).

Este projeto, associado à modernização da refinaria de Luanda que vai quadruplicar a sua capacidade atual de produção de refinados já a partir de 2021, e a construção das refinarias do Lobito e de Cabinda, permitirão dinamizar o setor.

João Lourenço destacou, no entanto, que considera "fundamental" a construção de uma economia de mercado "que seja capaz de diversificar efetivamente a economia nacional" e alterar a estrutura económica de Angola, hoje muito dependente do setor público e das receitas da exportação do petróleo bruto, apesar do abrandamento da redução da produção petrolífera.

"Como resultado do desgaste natural dos campos de petróleo, de problemas operacionais, mas sobretudo da ausência de investimentos suficientes em tempo oportuno na prospeção petrolífera, a produção física de petróleo tem estado a decrescer no país", vincou o Presidente.

Quanto ao setor não petrolífero, apesar de ter registado em 2017 uma variação negativa de 2,5%, "tem estado a dar sinais de crescimento", ainda que insuficiente para contrabalançar o crescimento negativo do setor petrolífero, indicou João Lourenço, prevendo "para 2020 taxas positivas e a retoma do crescimento económico no país".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório