Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Brexit: Bancos britânicos são neutros em relação à evolução da libra

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, disse hoje que os bancos britânicos são "neutros" face à evolução da libra no contexto do 'Brexit' e receberam instruções para não apostar forte a favor ou contra a moeda.

Brexit: Bancos britânicos são neutros em relação à evolução da libra
Notícias ao Minuto

13:39 - 15/10/19 por Lusa

Economia Governador do BoE

O economista canadiano compareceu na comissão do Tesouro da Câmara dos Comuns, onde respondeu a perguntas dos deputados sobre o estado do sistema financeiro.

Carney revelou que os bancos "receberam instruções para não tomar grandes posições apostando a favor ou contra" a libra esterlina e defendeu que as possíveis atividades dos fundos de capital de risco "não alcançarão o núcleo da economia".

Depois de cair 19% após a vitória da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no referendo de 2016, a divisa britânica sofreu grandes oscilações, consoante os acontecimentos políticos e o estado das negociações com Bruxelas.

O governador avisou que espera "grandes movimentos" nos mercados financeiros à medida que o processo do 'Brexit' chega a um "momento crítico", e perante a possibilidade de uma retirada sem acordo no próximo 31 de outubro.

Carney, que acaba o seu mandato em janeiro de 2020, assegurou contudo que o sistema financeiro britânico está preparado para absorver os efeitos de um forte impacto económico e, de qualquer maneira, teria acesso aos fundos de reserva.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório