Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ANTRAM e sindicato de motoristas de matérias perigosas chegaram a acordo

As duas partes estiveram reunidas esta terça-feira, já depois de a Fectrans e a ANTRAM terem dado por concluído o processo negocial na segunda-feira.

ANTRAM e sindicato de motoristas de matérias perigosas chegaram a acordo
Notícias ao Minuto

11:30 - 15/10/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Motoristas

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) estiveram reunidos, esta terça-feira, e chegaram a acordo relativamente ao novo contrato de trabalho, sabe o Notícias ao Minuto

O acordo entre as duas partes prevê que um motorista de matérias perigosas passe a ganhar 1.649,05 euros brutos, apurou ainda o Notícias ao Minuto.

Este encontro segue-se à assinatura de um outro acordo entre a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e a ANTRAM, onde foi dado por concluído o processo negocial de revisão do contrato de trabalho, que atualiza a tabela salarial para os motoristas de pesados.

O acordo entre a ANTRAM e a Fectrans veio consolidar os pontos contidos no memorando de entendimento de 14 de agosto, que atualiza em 11,1% a tabela salarial para os motoristas de pesados, bem como "as principais cláusulas pecuniárias" em, pelo menos, 4%.

"O resultado da negociação traduz-se num CCTV com nova estrutura, que contém uma parte geral e que autonomiza os capítulos referentes ao transporte nacional, outro ao internacional/ibérico e outro sobre as matérias perigosas", indicou a Fectrans, em comunicado.

De acordo com esta estrutura, foi possível, através da alteração da redação e da clarificação de diversas cláusulas, "evoluir em diversas matérias".

Entre estes pontos inclui-se a definição de limites nos tempos de trabalho. "Fica claro que todo o tempo, incluindo o de disponibilidade, é pago. Da aplicação deste CCTV não pode resultar uma diminuição da retribuição líquida do trabalhador", lê-se no comunicado.

[Notícia atualizada às 12h20]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório