Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Nobel da Economia para Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer

O prémio Nobel da Economia é o último a ser atribuído pela Academia.

Nobel da Economia para Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer
Notícias ao Minuto

10:43 - 14/10/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Nobel Economia

O Prémio Nobel da Economia foi atribuído aos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer pelo trabalho desenvolvido no alívio global da pobreza. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela Real Academia das Ciências sueca, sendo que este é também o último Nobel a ser atribuído. 

Os três economistas foram premiados pela "abordagem experimental para aliviar a pobreza global", de acordo com a informação adiantada pela Real Academia de Ciências da Suécia, durante o anúncio do prémio.

Os trabalhos conduzidos pelos laureados "introduziram uma nova abordagem para obter respostas fiáveis sobre a melhor maneira de reduzir a pobreza no mundo", adiantou a Academia.

Banerjee e Duflo são ambos do Massachusetts Institute of Technology, enquanto Kremer é da Harvard University e foi a segunda mulher a receber o prémio.

Em 1968, por ocasião do seu tricentenário, o banco central sueco (Riksbank), o mais antigo do mundo, instituiu um prémio para Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, disponibilizando à Fundação Nobel uma soma anual equivalente ao valor dos outros prémios. 

Este é o segundo ano em que uma mulher está incluída nos nomes vencedores do Nobel da Economia, de acordo com os dados compilados pelo Guardian

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório