Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CGD conclui hoje venda de filial em Espanha numa cerimónia em Madrid

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) conclui hoje definitivamente a venda da sua filial espanhola ao Abanca por 364 milhões de euros, numa cerimónia em Madrid em que também será assinado um acordo de colaboração comercial.

CGD conclui hoje venda de filial em Espanha numa cerimónia em Madrid
Notícias ao Minuto

06:06 - 14/10/19 por Lusa

Economia CGD

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, e o presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet Rodríguez, irão assinalar às 12:00 (11:00 de Lisboa), na sede do banco espanhol, o fim do processo de compra/venda do Banco Caixa Geral (nome da filial da CGD).

Da parte da tarde realiza-se em Vigo, na Galiza, uma assembleia-geral extraordinária de acionistas da filial espanhola do banco português para nomear a nova administração do banco que passa a ser propriedade do Abanca.

A transferência da propriedade da empresa culmina um processo iniciado em novembro de 2018, quando o Governo português escolheu o Abanca para a venda da filial da CGD.

A assembleia-geral extraordinária de hoje foi convocada depois de, a 09 de setembro, o Banco Central Europeu (BCE) ter autorizado a operação.

De acordo com previsões do Abanca, a integração informática, jurídica e financeira das duas entidades deverá ser realizada "no primeiro trimestre de 2020".

A entidade bancária espanhola revelou que através da integração do Banco Caixa Geral, o Abanca irá adicionar um volume de negócios de 7.000 milhões de euros e 131.000 clientes.

A instituição pagou 364 milhões de euros pela aquisição de 99,79% da filial espanhola, o que teve um impacto positivo de 135 milhões nos resultados do primeiro semestre e nos capitais consolidados da CGD.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório