Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Novo terminal de Sines vai custar 642 milhões e estará concluído em 2024

O Governo anunciou hoje o lançamento de um concurso público internacional para a concessão do novo terminal de contentores do Porto de Sines, uma obra orçada em 642 milhões de euros, que deverá estar concluída em 2024.

Novo terminal de Sines vai custar 642 milhões e estará concluído em 2024
Notícias ao Minuto

16:05 - 12/10/19 por Lusa

Economia Sines

O anúncio foi feito ao início da tarde pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que adiantou que o concurso será lançado formalmente na terça-feira, para um prazo de concessão de 50 anos.

Numa sessão pública realizada no Ministério do Mar, no concelho de Oeiras, a governante explicou que será um concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores no Porto de Sines (distrito de Setúbal), designado por Terminal Vasco da Gama.

O caderno de encargos contempla o projeto de construção e exploração, existindo um prazo de nove meses para apresentação de propostas.

O Governo prevê que a adjudicação desta obra seja feita no último trimestre de 2020 e que esta possa ter início em 2021, com uma duração aproximada de três anos.

A construção do novo terminal de Sines representa um investimento total de cerca de 642 milhões de euros e terá uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU (medida padrão para calcular o volume dos contentores).

Do valor total de investimento, que será feito por fundos privados pela futura entidade concessionária, estima-se que 225 milhões de euros sejam para equipamentos e os restantes 417 milhões para infraestruturas.

A tutela estima que o novo terminal de Sines gere um impacto económico total de 524 milhões de euros, representando 0,28% do Produto Interno Bruto (PIB) e 0,33 % do Valor Acrescentado Bruto (VAB) português.

Já a nível do emprego, o Governo acredita que possam ser criados 1.350 postos de trabalho diretos na fase de exploração.

No final da sessão, que serviu para oficializar o prolongamento da concessão do Porto de Sines, a ministra do Mar sublinhou que a construção do novo terminal poderá colocar o 'hub' de Sines ao nível dos grandes portos europeus, como é o caso do de Roterdão (Holanda) e Antuérpia (Bélgica).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório