Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Profissionais do turismo querem Ministério do Turismo e Cultura

A maioria dos profissionais participantes no Barómetro do Turismo, hoje divulgado, mostra-se favorável à criação de um Ministério do Turismo e Cultura na próxima legislatura e preveem uma redução do endividamento das empresas nos próximos seis meses.

Profissionais do turismo querem Ministério do Turismo e Cultura
Notícias ao Minuto

16:05 - 11/10/19 por Lusa

Economia Barómetro do Turismo

"A grande maioria dos inquiridos (48%) mostra-se agradado com a ideia da eventual criação de um ministério do turismo e cultura na próxima legislatura", enquanto 28% é contra e um quarto dos inquiridos é indiferente, lê-se no estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), hoje divulgado.

O presidente do IPDT -- Instituto de Turismo, António Jorge Costa, citado no estudo, considera que estes são "resultados interessantes, tendo em conta a relação estreita entre turismo e cultura e as sinergias e mais valias que estes setores aportam entre si".

De acordo com o Barómetro do Turismo, nos próximos seis meses, haverá um aumento do investimento privado, uma diminuição da carga fiscal e do endividamento das empresas.

Já o investimento público, a procura turística externa e a atividade turística deverão ter pior desempenho.

Segundo o mesmo estudo, mais de 50% dos inquiridos acreditam que o natal e fim de ano de 2019 serão idênticos ao mesmo período de 2018, no que se refere a dormidas, número de turistas e receitas, quer ao nível do mercado interno como do mercado externo.

Por seu turno, o nível de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em outubro, 78 pontos, mais um ponto face ao último registo, de maio.

"Os membros do painel mostram-se confiantes, mas apontam o dedo à instabilidade internacional, designadamente o 'Brexit' [saída do Reino Unido da União Europeia], o acordo Erdogan/Trump e uma possível recessão alemã, pedindo algumas cautelas no que toca a perspetivas de futuro para o setor", lê-se na edição número 60 do Barómetro do Turismo do IPDT.

Relativamente à avaliação do verão de 2019, mais de 40% dos inquiridos acreditam que o desempenho do turismo nacional tenha sido melhor em termos de número de turistas, dormidas e receitas.

Para este barómetro foi definido um universo de 162 membros, tendo sido recebidas 72 respostas entre 04 e 10 de outubro de 2019.

O Barómetro do Turismo é um projeto lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional, adianta o IPDT.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório