Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de metade dos portugueses planeia a vida financeira. Como?

As conclusões são de um estudo do Observador Cetelem, que aponta para que 58% dos portugueses tenham uma vida financeira organizada.

Mais de metade dos portugueses planeia a vida financeira. Como?
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

Mais de metade dos portugueses, cerca de 58%, organizam e planeiam a sua vida financeira, de acordo com um estudo do Observador Cetelem. Como é que o fazem? Revela o estudo que este 'controlo' é feito através de um orçamento familiar

"Para a tomada de decisões mais conscientes, é necessário um maior conhecimento de rendimentos e despesas mensais. De acordo com estudo Observador Cetelem Literacia Financeira mais de metade dos portugueses mantém um bom controlo da sua vida financeira através de hábitos como a realização de um orçamento familiar", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De um modo geral, a literacia financeira dos portugueses "continua a apresentar melhorias e pode considerar-se positiva", segundo o mesmo estudo. 

Ainda assim, a realização do orçamento familiar ainda não é algo muito recorrente, ou seja, não é feita com a regularidade que é necessária. "No entanto, apenas 37% o faz com periodicidade mensalmente, 12% semanalmente e 2% diariamente", aponta o mesmo estudo.

Ainda assim, há também quem não faça qualquer plano relativamente ao seu dinheiro. "Um quarto dos portugueses revela, no entanto, não fazer nenhum orçamento familiar, uma tendência que é mais acentuada nos indivíduos da região sul e ilhas (43%)", refere. 

E a gestão das despesas? O sucesso de um orçamento familiar está diretamente relacionado com uma boa gestão das despesas - e é importante definir limites, para não ultrapassar o que pode gastar. "Conclui-se que a grande maioria dos portugueses (73%) definem limites máximos, mas apenas 40% o fazem de forma regular. Enquanto 21% referem que raramente ou nunca fazem este exercício orçamental", aponta ainda o estudo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório