Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Standard & Poor's melhora rating do Haitong Bank mas continua em 'lixo'

A agência Standard & Poor's (S&P) melhorou o 'rating' do Haitong Bank, de BB- para BB, mas ainda um nível especulativo ('lixo'), divulgou em comunicado o banco.

Standard & Poor's melhora rating do Haitong Bank mas continua em 'lixo'
Notícias ao Minuto

18:32 - 10/10/19 por Lusa

Economia Rating

"A melhoria da notac¸a~o de 'rating' reflete, de acordo com a S&P, a melhoria dos rácios de solvabilidade do banco e a redução dos riscos do balanc¸o", refere, acrescentando que a perspetiva do 'rating' de longo prazo ficou em estável.

O banco diz ainda que, na informação divulgada sobre a revisão da avaliação de crédito do banco, a S&P destacou o aumento da rentabilidade, a reduc¸a~o da carteira de ativos na~o produtivos, o reforc¸o da estrutura de capital (com reforço do capital e emissão de instrumentos de dívida AT1) e a sustentabilidade operacional.

No comunicado, o Haitong Bank considera que esta melhoria do 'rating' representa o "reconhecimento independente dos progressos efetivos do Haitong Bank ao ni´vel do reposicionamento do modelo de nego´cio, estrutura de governance e eficie^ncia operacional, que culminaram na melhoria sustentada da performance financeira do Banco, tal como demonstram os resultados semestrais recentemente divulgados".

O Grupo Haitong comprou em 2015 o ex-BES Investimento ao Novo Banco, para o qual passou em 2014 aquando da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição do Haitong fora da China.

O Haitong Bank teve lucros de 11 milhões de euros no primeiro semestre do ano, face ao prejuízo de 2,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório