Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Herdade Maria da Guarda começa a exportar azeite para EUA este mês

A Herdade Maria da Guarda, no Alentejo, deverá começar a exportar azeite para os EUA já este mês, após ter fechado um acordo com a California Olive Ranch, num negócio avaliado em cerca de um milhão de euros.

Herdade Maria da Guarda começa a exportar azeite para EUA este mês
Notícias ao Minuto

18:15 - 10/10/19 por Lusa

Economia Exportações

"Daqui a duas semanas começamos a fazer a colheita. O início [da exportação] deverá começar em 22 de outubro. Se começarmos dia 21, a 22 estamos com o primeiro camião a seguir para os Estados Unidos", avançou à Lusa o presidente executivo da Herdade Maria da Guarda (HMG), João Cortez de Lobão.

Este acordo, avaliado em um milhão de euros, vai assim permitir a exportação de até 300 toneladas de azeite virgem extra, ou seja, cerca de 10% a 20% da produção da herdade. Um valor que poderá ainda aumentar, caso a empresa norte-americana assim o deseje.

"Eles [California Olive Ranch] escolheram um país da Europa -- Portugal -, um país da América Latina -- a Argentina, além dos Estados Unidos, para fazerem a sua marca 'premium' para distribuir nos EUA", explicou o responsável.

Assim, a marca será da empresa norte-americana, mas a embalagem terá que explicitar a proveniência do azeite.

De acordo com João Cortez de Lobão, Portugal vai beneficiar com o facto de estar de fora do acordo norte-americano de taxas sobre os azeites e vinhos, que penaliza o resto da Europa.

"Pela excelência da qualidade dos azeites e pela excelente relação que existe entre os dois países, Portugal ficou de fora das taxas de importação [...]. Acreditamos que, com isto, Portugal tem uma vantagem quanto ao resto da Europa", defendeu.

A Herdade Maria da Guarda espera produzir este ano à volta de dois milhões de quilos de azeite, todos para exportação, sendo que, no total, em Portugal, a produção deverá ascender aos 130 ou 140 milhões de quilos.

Itália, Espanha e agora os Estados Unidos são atualmente os destinos do azeite da HMG, que não tem em vista, para já, entrar noutros mercados, mas quer aumentar a sua presença na América do norte e distribuir a produção acautelando o risco cambial.

"Para já não temos necessidade [de entrar noutro mercado], porque tudo o que produzimos vai embora e os compradores fazem fila à porta do lagar. O que queremos é distribuir geograficamente e em termos de risco cambial. Se chegarmos ao ponto de podermos ter metade das vendas nos Estados Unidos e metade em euros já nos dá satisfação", apontou.

Esta herdade, que fatura anualmente cerca de oito milhões de euros, conta com, sensivelmente, 40 colaboradores e tem 1,3 milhões de oliveiras, afirmando-se como a propriedade, em Portugal, com mais árvores deste tipo, o que permite "uma racionalidade de custos e gestão logística".

Na plantação e no lagar já foram investidos 17 milhões de euros, que começam agora a "dar frutos" com a diversificação da carteira de clientes.

Conforme afirmou à Lusa João Cortez de Lobão, apesar deste novo acordo, o principal objetivo da HMG mantém-se: produzir azeite ao menor custo, permitindo que mais pessoas consigam comprar o produto.

"O consumo de azeite só aumenta se fizermos o trabalho de casa. Queremos produzir ao preço mais baixo possível, para que mais pessoas possam ter um maior poder de compra de um azeite de boa qualidade", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório