Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fábrica da Salvador Caetano "consolida relações luso-chinesas"

O embaixador de Portugal na China, Jorge Torres-Pereira, saudou hoje a inauguração da fabrica do grupo Salvador Caetano em Dalian como "mais uma semente" e "um importante empreendimento que consolida as relações económicas luso-chinesas".

Fábrica da Salvador Caetano "consolida relações luso-chinesas"
Notícias ao Minuto

11:30 - 20/11/13 por Lusa

Economia Embaixadores

A nova empresa mista "Brilliance Caetano", uma parceria com uma empresa chinesa destinada à produção de autocarros especiais, nomeadamente autocarros urbanos elétricos, "ocorre na altura certa e está relacionada com uma problemática verdadeiramente atual", disse Torres-Pereira à agência Lusa.

O embaixador português foi uma das personalidades convidadas para a inauguração da fábrica da Brilliance Caetano, juntamente com um vice-presidente da câmara de Dalian, Liu Yang, e responsáveis dos dois acionistas da empresa: a Salvador Caetano Industria e a Brilliance Auto (Divisão Special Vehicles), companhia do Grupo Huachen, ligada ao setor automóvel e associada à marca BMW.

Foi a segunda empresa com capitais portugueses inaugurada este ano em Dalian, estratégico porto do nordeste da China e sede de um município com cerca de sete milhões de habitantes, a meio caminho entre Pequim e a península coreana.

"É uma espécie de semente que pode atrair outros empreendimentos e onde empresas portuguesas poderão encontrar mais facilidades", disse Torres-Pereira, referindo-se à fábrica de componentes para automóveis Sodecia, inaugurada em maio em Dalian, que constituiu um dos maiores investimentos portugueses na China, estimado em cerca de 20 milhões de euros.

A nova empresa mista representa um investimento de oito milhões de euros, realizado em partes iguais pela Salvador Caetano Indústria e a Brilliance Auto (Divisão Special Vehicles), do Grupo Huachen.

Com uma área de 3,2 hectares, a fábrica da Brilliance Caetano prevê empregar cerca de 250 pessoas nos primeiros anos de atividade e além de autocarros para aeroportos, poderá produzir outros veículos especiais, como autocarros escolares e autocarros urbanos elétricos.

A capacidade instalada inicial será de 150 unidades por ano, mas poderá ser estendida até 300 unidades, "em função da procura do mercado", disse a empresa.

A possibilidade de a Brilliance Caetano exportar para os mercados vizinhos da China está igualmente "em aberto".

"Este projeto é o mais recente exemplo da capacidade da Salvador Caetano Indústria em exportar inovação, competência e 'know-how' a uma escala global", afirmou o presidente da empresa, José Ramos, num comunicado divulgado pelo grupo português a propósito da inauguração da "Brilliance Caetano".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório