Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Banco de Portugal estima que economia vai crescer 2% este ano

Supervisor estima que a economia portuguesa vai crescer 2% este ano, continuando em expansão pelo sexto ano consecutivo.

Banco de Portugal estima que economia vai crescer 2% este ano
Notícias ao Minuto

12:59 - 10/10/19 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia previsões económicas

O Banco de Portugal (BdP) estima que a economia portuguesa vai crescer 2% este ano, face à anterior previsão de 1,7%, de acordo com o Boletim Económico de outubro, divulgado esta quinta-feira pelo supervisor. Apesar de tudo, o crescimento é inferior ao registado no ano passado. 

"De acordo com as projeções elaboradas pelo Banco de Portugal, a economia portuguesa continua em expansão em 2019, pelo sexto ano consecutivo, mas a um ritmo inferior ao observado no passado recente. O PIB deverá crescer 2,0% no conjunto do ano (2,4% em 2018)", pode ler-se no documento.

O abrandamento da atividade económica deverá resultar, segundo o Banco de Portugal, do "menor contributo das exportações, num quadro de crescimento mais fraco do comércio mundial e da procura externa dirigida à economia portuguesa", enquanto espera que "o contributo da procura interna se mantenha inalterado".

Em junho, no Boletim Económico daquele mês, o Banco de Portugal tinha uma previsão de crescimento económico para este ano de 1,7%, a mesma previsão feita em março.

Contudo, referiu hoje, as projeções agora conhecidas "não são diretamente comparáveis com as de junho, devido à revisão recente das séries de contas nacionais e de balança de pagamentos", uma vez que a incorporação de nova informação tem implicações importantes sobre o nível de crescimento e agregados macroeconómicos.

Em 23 de setembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) melhorou em três décimas o crescimento PIB em 2018, de 2,1% para 2,4%, tendo explicado que essa revisão foi feita no âmbito das revisões regulares das contas nacionais, que introduzem desenvolvimentos na metodologia e incorporam resultados de fontes com informação com frequência menos regular do que anual.

Ainda segundo o Boletim Económico hoje divulgado, no primeiro semestre deste ano a economia portuguesa desacelerou ligeiramente ao crescer 2% em termos homólogos.

Esta semana o núcleo de economistas da Universidade Católica manteve a estimativa de crescimento da economia portuguesa para 2019 nos 2,1% do PIB. As estimativas mais recentes do Governo, sublinhe-se, divulgadas em abril no Programa de Estabilidade, apontam para um crescimento do PIB de 1,9% para 2019 e 2020 e de 2% para 2021.

Banco de Portugal prevê taxa de desemprego de 6,4% este ano

O Banco de Portugal estima que a taxa de desemprego fique em 6,4% este ano, abaixo dos 7% de 2018, mas ligeiramente acima da anterior previsão de 6,3% feita em junho, segundo o Boletim Económico.

De acordo com o documento, estas projeções significam que a taxa de desemprego vai continuar este ano a prolongar "a trajetória de descida observada desde 2019".

Já o emprego deverá crescer no conjunto deste ano, mas "a um ritmo menor", de 0,9%. Em 2018, o emprego tinha crescido 2,3%.

Quanto a salários, o Banco de Portugal considera que "deverão acelerar", desde logo devido à redução de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho, mas também ao aumento do salário mínimo e ao descongelamento gradual das progressões salariais na administração pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório