Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Bank Millennium considera "positiva" decisão que afasta empréstimos

O presidente executivo do Bank Millennium classificou hoje de "positiva" a decisão do Tribunal da União Europeia (TJUE) sobre empréstimos feitos na Polónia em francos suíços, porque afasta a possibilidade destes virem a basear-se na taxa Libor.

Bank Millennium considera "positiva" decisão que afasta empréstimos
Notícias ao Minuto

13:43 - 09/10/19 por Lusa

Economia Bank Millennium

Apesar da decisão não ser favorável ao banco polaco, por considerar a existência de "cláusulas abusivas" nos empréstimos feitos na Polónia em francos suíços, a mesma afasta a possibilidade dos empréstimos baseados em zlotys passarem a ser denominados na taxa Libor, o que "seria o pior cenário" para instituição detida pelo banco português BCP.

Esta é a posição do presidente executivo Bank Millennium, João Brás Jorge, citado pela Bloomberg, que falava hoje aos jornalistas em Varsóvia.

Em causa está um pedido de nulidade feito por cidadãos polacos aos tribunais na Polónia e que chegou ao TJUE relativo aos empréstimos em francos suíços por estes contraídos em 2008 na Polónia, nomeadamente créditos à habitação, que levaram a que as dívidas das famílias aumentassem aquando da valorização do franco suíço face à moeda local, o zloty.

O TJUE considerou existerem "cláusulas abusivas" nos empréstimos feitos na Polónia em francos suíços, incluindo pelo BCP, admitindo a possibilidade de serem anulados à luz da lei europeia.

O gestor considerou ser "difícil" propor um acordo aos clientes à margem dos tribunais porque atualmente as as exigências são elevadas.

Admitiu a possibilidade da instituição financeira processar os clientes cujos empréstimos sejam anulados pelos tribunais, para reivindicar os juros sobre o capital usado para comprar o imóvel.

O ritmo de crescimento do banco irá depender da decisão dos tribunais locais, porque isso é que irá determinar o capital necessário (provisões) para questão dos empréstimos em francos suíços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório