Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

OCDE propõe plano para empresas multinacionais pagarem mais impostos

A proposta foi divulgada esta quarta-feira, depois de uma série de negociações, como escreve o Financial Times.

OCDE propõe plano para empresas multinacionais pagarem mais impostos
Notícias ao Minuto

10:13 - 09/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Taxas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) propôs uma "revolução" na forma como as empresas multinacionais pagam impostos, como descreve o Financial Times. Esta medida vem limitar que o Facebook, a Apple, a Amazon ou a Google desviem os seus lucros para outros locais de modo a reduzir a fatura fiscal. 

O objetivo é que este tipo de empresas paguem mais impostos, quer se tratem de firmas digitais ou mesmo de fabricantes de automóveis ou de artigos de luxo.

A beneficiar ficariam os países como os EUA, China, Reino Unido, Alemanha, França e Itália, uma vez que veriam reforçados os seus direitos de cobrar impostos sobre as receitas deste tipo de empresas. Do lado oposto, perdem as próprias empresas e os chamados paraísos fiscais.

De acordo com a OCDE, o ideal é criar um novo e "estável" sistema de impostos empresariais internacional, uma vez que as regras atuais estão datadas e "não são suficientes para garantir uma alocação justa dos direitos tributários num mundo cada vez mais globalizado". 

A OCDE tenciona assim chegar a um acordo de princípio do G20 até ao final de janeiro do próximo ano, para que possam ser detalhadas as medidas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório