Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

PSI20 inverte tendência e segue em ligeira baixa a acompanhar Europa

A bolsa de Lisboas segue em ligeira baixa, invertendo a tendência da abertura, mas acompanhando a tendência da Europa, com a EDP e Jerónimo Martins a evitarem maiores perdas.

PSI20 inverte tendência e segue em ligeira baixa a acompanhar Europa
Notícias ao Minuto

09:40 - 07/10/19 por Lusa

Economia Bolsa de Lisboa

Pelas 8:55, o principal índice, o PSI20, seguia a recuar 0,04% para 4.906,04 pontos, invertendo a tendência da abertura da sessão, com 10 ações em baixa, seis em alta e duas inalteradas.

As ações da EDP e da Pharol seguiam em alta de 1,08% para 3,66 euros e 0,93% para 0,11 euros, respetivamente.

A Jerónimo Martins seguia também em alta de 0,34% para 14,97 euros.

Do lado das perdas, o destaque é da Altri e da Sonae Capital, que desvalorizavam-se 2,50% e 1,63% para 5,45 euros e 0,60 euros, respetivamente.

A Galp, por sua vez, baixava 0,75% para 13,27 euros, enquanto o BCP descia 0,05% para 0,19 euros.

Lisboa seguia alinhada com as principais bolsas europeias, depois das eleições legislativas de domingo, em que o PS venceu sem maioria absoluta e terá de tentar a repetição de uma solução de Governo à esquerda, numa eleição marcada pela derrota histórica da direita e pela entrada de três novos partidos no parlamento.

Com 36,6% dos votos, o PS de António Costa vê legitimada a governação, mas com 106 deputados - quando falta apurar os resultados para eleger quatro mandatos no estrangeiro - fica obrigado a tentar nova solução de Governo à esquerda, que poderá ser alargada ao PAN e ao Livre, que elegeu pela primeira vez uma deputada (Joacine Katar Moreira).

A nível internacional, o mercado permanece à espera de que se recomecem as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos, com uma reunião que começará na quinta-feira em Washington, à procura de novos compromissos que esfriem uma disputa comercial que está a passar uma importante fatura à economia global, segundo analistas citados pela Efe.

Os investidores também estão atentos às negociações sobre o 'Brexit' que são retomadas hoje depois de Bruxelas ter recusado o plano do primeiro-ministro Boris Johnson e lhe ter pedido mudanças fundamentais para evitar uma fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0968 dólares, contra 1,0979 dólares na sexta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, mas a cotar-se a 58,02 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 58,37 dólares na sexta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório