Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Europa quer "mudança de paradigma" nas relações com África

O comissário europeu para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, disse hoje, na cidade da Praia, que a Aliança Europa-África poderá ser um "instrumento muito importante" para uma "mudança de paradigma" nas relações entre os dois continentes.

Europa quer "mudança de paradigma" nas relações com África
Notícias ao Minuto

18:20 - 05/10/19 por Lusa

Economia Comissário europeu

"Esta aliança apresenta a África como ela é: um continente de oportunidades. Um continente situado nas portas da Europa. Um continente com ligações muito fortes com a Europa", referiu o comissário europeu, em conferência de imprensa no âmbito de uma visita de dois dias a Cabo Verde.

"África nunca esteve tão no topo da agenda política europeia como agora. Chegou o tempo de construir uma parceria económica forte, espelhada em diversos setores como a agricultura, tecnologia digital, conectividade, transportes e energias", prosseguiu Neven Mimica.

A nova Aliança África-Europa foi proposta no ano passado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, esperando que "aumente substancialmente" o investimento no continente africano e fomente emprego e trocas comerciais entre os dois blocos.

O comissário europeu para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento disse acreditar no futuro da relação da União Europeia com a África no seu todo e com todas as suas regiões e países de uma forma individual.

Neven Mimica disse que a Zona de Comércio Livre em África que está a ser criada é um "excelente primeiro passo" para tentar acabar com as barreiras comerciais entre os países africanos e uma forma de criar maior integração económica e maior desenvolvimento industrial para os países africanos.

"Com o objetivo final que é uma integração continente a continente, através de acordos de comércio livre entre África e a Europa", explicou o responsável europeu, para quem Cabo Verde já desempenhou e poderá continuar a desempenhar um papel importante neste processo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, disse em julho que o país está prestes a ratificar o Acordo de Livre-Comércio Continental Africano (AfCFTA, sigla em inglês) e referiu que o documento não contradiz a parceria do país com a União Europeia.

O acordo pretende estabelecer um enquadramento para a liberalização de serviços de mercadorias e tem como objetivo eliminar as tarifas aduaneiras em 90% dos produtos, permitindo criar o maior mercado do mundo com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2,5 biliões de dólares (cerca de dois biliões de euros).

Para o comissário europeu, o acordo poderá contribuir para o crescimento económico e para a criação de emprego, sendo a via comercial muito importante para o desenvolvimento que se pretende para todos os países.

A visita a Cabo Verde do comissário europeu acontece no âmbito da implementação da Parceria Especial e das relações entre ambos.

Além de encontros com as autoridades cabo-verdianas, durante dois dias Neven Mimica visitará projetos financiados pela União Europeia na ilha de Santiago, incluindo o aterro sanitário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório