Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Ifo apela para fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing

O instituto alemão Ifo pediu hoje o fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing, depois de a Organização Mundial do Comércio (OMC) ter declarado que os atuais subsídios atribuídos à Airbus são ilegais.

Ifo apela para fim da atribuição de subsídios à Airbus e à Boeing
Notícias ao Minuto

11:17 - 04/10/19 por Lusa

Economia Ifo

"Os principais donos da Airbus - Alemanha, França e Espanha - deviam negociar com os Estados Unidos para pôr fim a todos os subsídios atribuídos às construtoras de aviões civis", afirma Martin Braml, especialista em comércio internacional do instituto alemão.

"Agora, o fracasso de deixar de dar subsídios não apenas sobrecarrega o setor público, como também causa danos consideráveis à indústria de exportação europeia", defende o especialista.

Tendo em conta que a OMC decidiu em março passado que os Estados Unidos também subsidiavam ilegalmente a Boeing, há uma boa oportunidade de alcançar um acordo para eliminar completamente todos os subsídios, adianta o Ifo.

"A União Europeia (UE) deve primeiro esperar por novas decisões sobre a Boeing e não responder imediatamente com retaliações, pois isso desnecessariamente alimentaria conflitos comerciais", acrescenta Braml.

Recentemente, a OMC autorizou os Estados Unidos a imporem tarifas à Europa no valor de 7.500 milhões de dólares, em resposta aos subsídios que os Governos europeus concedem à Airbus.

As taxas aduaneiras dos Estados Unidos - que incluem, entre outras, tarifas de 10% para aviões e de 25% para produtos agrícolas - vão ser ativadas a partir de 18 de outubro.

A UE assegurou que se os Estados Unidos decidirem impor sanções comerciais adotará represálias e considerou esta adoção uma medida contraproducente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório