Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Elisa Ferreira recebe apoio total dos S&D e luz verde dos liberais no PE

Elisa Ferreira recebeu hoje o "apoio total" da sua família política socialista (S&D) e luz verde dos liberais para ocupar o cargo de comissária europeia da Coesão e Reformas, após a audição no Parlamento Europeu (PE).

Elisa Ferreira recebe apoio total dos S&D e luz verde dos liberais no PE
Notícias ao Minuto

12:16 - 03/10/19 por Lusa

Economia Parlamento Europeu

Os eurodeputados do grupo parlamentar socialista (S&D, que integra o PS) "deram o seu apoio total à indicação de Elisa Ferreira para comissária para a Coesão e Reformas", após a audição de quarta-feira.

Sobre a futura comissária, o comunicado dos S&D salienta que "a sua experiência e conhecimento na área política, o seu compromisso em manter o equilíbrio entre o clima, as transições digitais e a componente social da UE" fazem de Elisa Ferreira "a escolha certa para o cargo".

Também o grupo liberal Renovar a Europa salientou que a audição da comissária indicada por Portugal foi "considerada positiva" e responderam às expectativas do grupo no que respeita ao futuro da política de coesão, "particularmente na componente orçamental".

A comissária indigitada por Portugal para o futuro executivo comunitário, Elisa Ferreira, mereceu um parecer favorável da comissão do Parlamento Europeu responsável pela sua audição, indicaram hoje fontes parlamentares à Lusa.

Elisa Ferreira respondeu na quarta-feira às questões dos eurodeputados na comissão de Desenvolvimento Regional da assembleia europeia (com a participação de eurodeputados das comissões de Orçamentos e de Assuntos Económicos e Monetários).

Caso o Parlamento Europeu aprove o colégio de comissários, a política portuense tornar-se-á a primeira mulher portuguesa a integrar o executivo comunitário desde a adesão de Portugal à comunidade europeia (1986), sucedendo a Carlos Moedas, que foi comissário indicado pelo anterior governo PSD/CDS-PP, e que teve a seu cargo a pasta da Investigação, Ciência e Inovação e foi nomeado em novembro de 2014.

Elisa Ferreira, 63 anos, foi ministra dos governos chefiados por António Guterres, primeiro do Ambiente, entre 1995 e 1999, e depois do Planeamento, entre 1999 e 2002, foi eurodeputada entre 2004 e 2016, tendo ocupado desde setembro de 2017 o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório