Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PSI20 segue em terreno negativo

A bolsa de Lisboa segue em terreno negativo, mantendo a tendência da abertura e entre uma Europa mista, com a Galp a pressionar e o BCP a evitar maiores perdas do índice.

PSI20 segue em terreno negativo
Notícias ao Minuto

09:46 - 03/10/19 por Lusa

Economia Bolsas

Pelas 08h50, o principal índice, o PSI20, seguia a recuar 0,09% para 4.877,81 pontos, mantendo a tendência da abertura da sessão, com oito ações em alta, sete em baixa e três inalteradas.

As ações da Corticeira Amorim e do Banco Comercial Português (BCP) lideravam os ganhos e seguiam a avançar 1,78% e 1,25% para 9,72 euros e 0,19 euros, respetivamente.

A EDP, por sua vez, seguia a avançar 0,23% para 3,56 euros e a Jerónimo Martins subia 0,20% para 14,98 euros.

Do lado das perdas, a Galp Energia e a Altri recuavam 0,67% e 0,52% para 13,35 euros e 5,79 euros.

As principais bolsas europeias estavam hoje mistas, preocupadas com os medos generalizados de uma recessão da economia global devido à guerra comercial entre Washington e agora Bruxelas e de um 'Brexit' sem acordo.

As bolsas europeias estavam hoje a ser contagiadas pelo mercado em Wall Street, que na quarta-feira terminou, de novo, em forte baixa devido aos temores dos investidores de uma recessão mundial, depois dos maus dados macroeconómicos conhecidos nos últimos dias, devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e agora também a União Europeia (UE).

Neste contexto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou os Estados Unidos a impor tarifas à Europa no valor de 7.500 milhões de dólares, em resposta aos subsídios que os Governos europeus concedem à Airbus.

As tarifas dos Estados Unidos vão ser ativadas a partir de 18 de outubro, que incluem entre outras tarifas de 10% para aviões e de 25% para produtos agrícolas.

A UE assegurou que se os Estados Unidos decidirem impor sanções comerciais adotará represálias e considerou esta adoção uma medida contraproducente.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0951 dólares, contra 1,0958 dólares na quarta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 57,44 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 57,69 dólares na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório