Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Ambientalistas portugueses saudam diretiva sobre eletrodomésticos

Associações ambientalistas portuguesas saudaram hoje a adoção de leis europeias para obrigar os fabricantes a produzirem eletrodomésticos que gastam menos eletricidade e são mais fáceis de reparar.

Ambientalistas portugueses saudam diretiva sobre eletrodomésticos
Notícias ao Minuto

14:58 - 01/10/19 por Lusa

Economia Europa

A legislação hoje anunciada pela Comissão Europeia na diretiva de conceção ecológica abrange televisões, monitores, frigoríficos, arcas congeladoras e máquinas de lavar e secar roupa, que terão que cumprir as regras a partir de 2021.

O desenho dos produtos deverá torná-los mais fáceis de arranjar quando se estragam, mais fáceis de reciclar e com menos consumo, procurando-se aumentar a vida útil.

Em comunicado, a associação ZERO salientou que fabricar eletrodomésticos que gastam menos energia permitirá poupar o equivalente a "05 por cento do consumo de eletricidade" da União Europeia (UE), poupando a consumidores e empresas "20 mil milhões de euros".

Só no caso das máquinas de lavar, garantir mais cinco anos de utilização "irá poupar na UE tantas emissões como retirar meio milhão de carros das ruas por ano".

A ZERO afirma que "o próximo passo será disponibilizar peças de reposição e manuais de reparação para todos, não apenas para os reparadores profissionais, e estender as possibilidades de reparação para muitos outros produtos, destacando-se produtos relevantes como os 'smartphones'".

A Quercus considera que esta legislação "é um ponto de viragem" na produção e no consumo que acompanha medidas já tomadas no sentido da eficiência energética e redução das faturas de eletricidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório