Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Tome nota: Cinco coisas que deve saber para começar o seu dia

Tome nota dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta terça-feira, dia 1 de outubro.

Tome nota: Cinco coisas que deve saber para começar o seu dia
Notícias ao Minuto

08:01 - 01/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia destaques

  • Como ficou a dívida pública em agosto?

Entre os dados que serão conhecidos esta terça-feira, o destaque do Banco de Portugal vai para a Nota de Informação Estatística sobre a dívida pública. Este relatório permitirá conhecer como evoluiu este indicador no mês de agosto, depois de em julho ter recuado para 251 milhões de euros.  

  • Primeiro dia de Kristalina Georgieva no FMI

A búlgara Kristalina Georgieva assume, esta terça-feira, o cargo de diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), sucedendo à francesa Christine LagardeGeorgieva era a única candidata ao cargo e beneficiou de uma mudança nos estatutos do FMI relativa ao limite de idade, permitindo que a sua candidatura fosse válida.

  • Tarifa do gás natural desce 50 cêntimos na fatura a partir de hoje  

A tarifa do gás natural no mercado regulado desce 2,2%, ou 50 cêntimos, na fatura mensal a partir de hoje e até 30 de setembro do próximo ano. Uma diretiva da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), publicada, em julho, em Diário da República, estabeleceu os preços de gás natural para 2019-2020, que tinham sido aprovados pelo regulador no final de maio.

  • Prazo para pagar IVA alargado em cinco dias a partir de hoje

O alargamento em cinco dias do prazo para pagar o IVA e a eliminação de garantia para dívidas de IRS e IRC, até 5.000 e 10.000, respetivamente, entram hoje em vigor. A lei em causa, publicada em Diário da República em 18 de setembro, que altera diversos códigos fiscais, foi promulgada em agosto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • CP e sindicatos voltam a reunir-se

Ainda esta terça-feira, destaque para uma nova reunião entre a administração da CP e a Comissão Sindical Negociadora para negociação da revisão do Acordo de Empresa e Regulamento de Carreiras. No final de agosto, a CP, o Governo e os sindicatos reuniram-se para negociar uma parte do contrato coletivo de trabalho da empresa, que vigora desde 1999.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório